Lazer, conscientização, aprendizado em São Luiz do Paraitinga

“Nasci no entremeio de um mar de morros” 

Com essa fala de Aziz Ab’Sáber, nossos alunos e alunas do 6º ano começam seu estudo do meio para São Luiz do Paraitinga. A partir de então, história, lazer, conscientização, aprendizado, momentos inesquecíveis, folclore e festa popular se juntam à descrição do importante geógrafo brasileiro, nascido naquela cidadezinha cujo tamanho não condiz com a  importância. Conhecer essa cidade é reencontrar uma parte da história da região,  valorizada pelos moradores locais por meio da oralidade, presente nas lendas e causos contados pelo ilustre e famoso morador, Sr. Ditão Virgílio. História e costumes se apresentam, ainda, na oficina de adereços, na vivência da Dança de Moçambique e na confecção do barreado, atividades que ocorrem logo no primeiro dia e antecedem o momento de maior emoção, vivenciado em um grande cortejo com bonecões gigantes e banda, ao fim da viagem.

E assim, nossos meninos e meninas do 6º ano adentraram o universo de certo modo “encantado” de São Luiz: conversando, ouvindo causos, caminhando tranquilamente pelas ruas da cidade, conhecendo uma fazenda colonial, observando a arquitetura, desenhando, entendendo os seus problemas para, assim, preservar também em suas memórias, a história de uma cidade já castigada por dois implacáveis tempos: o da história e o da natureza.

Nosso estudo do meio ocorreu entre os dias 21 e 23/08/2019. Acompanhados pelos professores Cristina, de Arte, e Fernando, de História, os alunos visitaram também o Núcleo Santa Virgínia, no Parque Estadual da Serra do Mar, consolidando, assim, sua passagem por essa belíssima região de mares de morros.