MARC CHAGALL: SONHO DE AMOR Exposição imperdível no CCBB

A poesia está no ar.  A exposição Marc Chagall: sonho de amor traz 191 obras do artista franco-russo de origem judaica que marcou o século XX pelo uso revolucionário das formas e das cores, criando um universo único em suas pinturas – fazendo delas verdadeiras obras poéticas.

De origem humilde, Marc Chagall nasceu em 7 de julho de 1887, no bairro judaico da cidade de Vitebsk, na antiga Rússia, de onde fugiu após a Revolução de 1917.

Para ele, era impossível criar dentro dos dogmas impostos à arte pelo governo soviético — a temática social e do trabalho, uma paleta de cores restritas e uma estética mais próxima do cubismo.

Mudou-se inúmeras vezes, vivendo nos Estados Unidos, voltando à Russia, depois indo à Alemanha e à França, onde morreu, aos 97 anos, em 1985.

A mostra defende que a produção do artista está relacionada a sua visão amorosa da vida. A percepção de um apaixonado que tem dificuldade de firmar os pés no chão e cujas lentes, pelas quais vê o mundo, apresentam cores mais saturadas. “Chamam o Chagall de surrealista, mas eu não concordo com essa definição”, diz a curadora da mostra, Lola Durán Úcar, “Ele pintava o mundo como ele via.”

A exposição já passou por países como Itália, Coreia do Sul e China. A museóloga Cynthia Taboada, que assina a organização, visitou a mostra em Nápolis e lutou para trazê-la ao Brasil, por meio de edital do CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil.

O diferencial dessa mostra, no Brasil, foi a inclusão de obras de Chagall de coleções brasileiras, como as dos acervos do Museu de Arte de São Paulo (Masp), do Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC-USP) e da Casa Museu Ema Klabin.

Na passagem por São Paulo, Marc Chagall: sonho de amor oferece, também, ao público performances de dança, na obra Air Fountain, de Daniel Wurtzel, e a intervenção cênicomusical Bella e o violinista, entre outras novidades. Haverá, ainda, um ciclo de debates e uma palestra com a curadora Lola Durán Úcar.

Conheça as atividades paralelas AQUI

Centro Cultural Banco do Brasil:Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico. Qua./seg.: 9h/20h. Site: ccbb.com.br. Grátis. Até 22/5.

Referências:
https://ccbb.com.br/sao-paulo/programacao/marc-chagall-sonho-de-amor/

https://www.metropoles.com/sao-paulo/roteiro-sp/exposicoes-sp/mostra-de-chagall-no-ccbb-sp-apresenta-um-mundo-sem-gravidade