O que é o Ano Novo chinês?

Os primeiros registros sobre a comemoração do Ano Novo Chinês têm aproximadamente 2.000 anos. A tradição foi sendo moldada através dos séculos, por lendas, histórias e hábitos. Este ano, começou no dia 28 de janeiro.
Sabe por quê? O calendário chinês é lunissolar, ou seja, tem em consideração tanto as fases da lua como a posição do sol. Por esse motivo, o início de cada ano novo chinês cai sempre em uma data diferente da do calendário ocidental: começa na noite da lua nova mais próxima do dia em que o sol passa pelo décimo quinto grau de Aquário. Mas o rito de passagem de ano começa semanas antes, quando os chineses costumam fazer arrumação e limpeza em suas casas, para afastar maus espíritos.

No 23º dia do último mês lunar, oferecem comida ao Deus da Cozinha, que seria o responsável pela prosperidade familiar. Também costumam colar nas portas e janelas das casas papéis vermelhos, chamados Tao Fu, com dizeres de boa sorte em dourado, para proteger os moradores e atrair bons fluídos.

Na noite da véspera, é servido o último jantar do ano no qual a família se reúne para a refeição de encerramento do ciclo anual. Nessa última noite são preparados pratos especiais para trazer todo o tipo de sorte, riqueza e felicidade. Não podem faltar os bolinhos em forma de lingotes de ouro; o peixe que representa o dinheiro; as tangerinas, também chamadas de laranjas da sorte; o prato feito com arroz moti que representa a prosperidade e o talharim (macarrão) que simboliza a longevidade. Todas as frutas e doces são servidos em bandejas ou pratos vermelhos.

Os mais velhos presenteiam os mais jovens e solteiros com dinheiro, entregue em um envelope vermelho, que não deve ser aberto na frente de quem presenteia. É comum que as notas dadas sejam novas, porque tudo relacionado ao Ano Novo deverá ser novo, visando a atrair sorte e fortuna.

Em seguida há queima de fogos, jogos e brincadeiras e a festa dura a noite toda, até o  amanhecer.  A comemoração toda só termina no 15º dia do mês, quando acontece a Festa das Lanternas, que este ano cai no dia 11 de fevereiro.

Os animais, no zodíaco chinês
Cada ano é dedicado a um dos 12 animais do zodíaco chinês. Segundo a lenda, Buda chamou os animais para uma reunião e apenas doze se apresentaram. Em agradecimento os transformou nos signos da Astrologia chinesa.
São eles, de acordo com a ordem que teriam se apresentado a Buda: rato, boi, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, cabra, macaco, galo, cão e  porco.

De acordo com esse calendário, o ano de 2017 corresponde ao galo.
O Ano do Galo já foi comemorado, no século 20, em 1909, 1921, 1933, 1945, 1957, 1969, 1981, 1993, 2005 e o seguinte será em 2029.
Segundo a astrologia chinesa, além dos animais, cada ano é associado a um dos 5 elementos: ouro, madeira, água, fogo ou terra. O elemento combinado com o animal forma o zodíaco do ano. 2017 é o ano do Galo de Fogo (o último foi em 1957), o que significa que quem nasceu nesse ano terá esse signo. Galos são caracterizados como ativos, trabalhadores, faladores, adoradores da vida social e acostumados a serem o centro das atenções.

Troca de presentes
Além dos envelopes vermelhos, é comum que se deem pequenos presentes (comida ou doces) a amigos e parentes. Vários mercados ou feiras locais são montados para a ocasião, em geral ao ar livre, para vender flores, brinquedos, roupas e fogos de artifício. Em alguns lugares existe a prática de compra da ameixeira, parecida com tradição ocidental de comprar nossa árvore de Natal.

Fogos de artifício
Na China antiga, caules de bambu eram preenchidos com pólvora com o objetivo de criar pequenas explosões para afastar espíritos malignos; hoje existe uma grande sofisticação nos fogos de artifício chineses. Acredita-se que os barulhos e fogos explodindo espantam os espíritos malignos.

Vestuário e simbologia
As roupas utilizadas durante todo o ano novo geralmente são vermelhas porque os chineses acreditam que a cor vermelha afugenta os espíritos malignos e a má sorte. Além disso, o vermelho é o símbolo da felicidade ou do prazer, e simboliza virtude, verdade e sinceridade.
Balas, bolos, decorações e muitas outras coisas associadas com o ano-novo e suas cerimônias são coloridos de vermelho. Além do vermelho, o amarelo, o roxo e o dourado também são consideradas cores auspiciosas, pois segundo os chineses, atraem a riqueza e a prosperidade. As pessoas também vestem roupas novas da cabeça aos pés para simbolizar um novo começo em um novo ano.

Retrato da família
Tirar fotografias é uma cerimônia importante quando os familiares se reúnem. A foto deve ser tirada no hall ou em frente à casa. O membro masculino mais velho da família se senta ao centro.

Festas nas ruas
Nas ruas é costume verem-se outras celebrações muito importantes como a Dança do Dragão e a Dança do Leão. A Dança do Dragão é uma das atrações mais importantes, e a coreografia é realizada com cerca de 20 pessoas, ajudando a trazer prosperidade, sorte e renovação.

Outras tradições
Na noite de Ano Novo todas as portas e janelas devem estar abertas à meia-noite para deixar o ano velho sair e a casa deve ser limpa antes do dia de ano novo.

As dívidas também devem estar saldadas até esta data, para afastar o mau Feng Shui das finanças.

Antes do dia de Ano Novo as famílias chinesas decoram as suas salas com vasos com botões de flores, laranjas e tangerinas e variedades de fruta cristalizada, para começar o ano de forma doce.

Hoje em dia a tradição é comemorada em diversos países e as festividades são um atrativo para todas as culturas.  São Paulo tem comemorações no bairro da Liberdade, onde se concentra grande parte da comunidade chinesa. Fique ligado e visite o bairro para conhecer mais.

Referências:
http://www.camarabrasilchina.com.br/noticias-e-publicacoes/noticias/noticias-sobre-negocios-com-a-china/a-tradicao-da-celebracao-do-ano-novo-chines​
http://brasilescola.uol.com.br/china/ano-novo-chines.htm
http://www.aljazeera.com/indepth/inpictures/2017/01/year-rooster-millions-chinese-year-170128052310196.html
http://www.mariahelena.pt/pages/celebracoes-do-ano-novo-chines#sthash.Fef9coKP.dpuf
http://www.refinery29.com/2017/01/137349/year-of-the-fire-rooster-chinese-zodiac-2017
http://time.com/4648981/chinese-lunar-new-year-rooster/
https://chinanaminhavida.com/2017/01/28/ano-do-galo-e-os-desafios-para-2017/