PRATICANDO INGLÊS EM LONDRES

I‘m wandering round and round, nowhere to go
I’m lonely in London, London, is lovely so…
(London, London, Caetano Veloso)

Como parte do curso de Inglês, o Ítaca propôs aos alunos, mais uma vez, 2 live-tours, conduzidas por Loona Hazarika, mestre pela Universidade de Cambridge, apaixonado por história e guia de turismo em Londres há 16 anos.

Desta vez, o 9º ano e o 1º EM partiram para uma viagem virtual pelo British Museum (Londres) – fundado em 1753, é um dos mais antigos do mundo.

Além de verem peças raras, de valor histórico inominável (daquelas que reconhecemos das ilustrações em livros…), antes e depois do tour, houve discussões sobre o papel dos museus e sobre o processo de formação dos acervos e sua legitimidade.

Já as turmas do 2º e 3º EM passeram pelo Londons East End, para conhecer a história da rua principal de Whitechapel.

E foram convidados a imaginar Winston Churchill, de cartola e uma pistola em punho, pronto para lutar contra os russos; revoltas históricas contra os fascistas; a triste história do “homem elefante”… Conheceram, ainda, a enfermeira heroína Edith Cavell; os Kray, gângsteres mais famosos de Londres… E também Stalin e Trotsky, que ali fizeram uma experiência com o carrasco de um rei! Tudo isso aconteceu no entorno dessa rua principal, enriquecida com ondas migratórias que refletem grandes eventos e mudanças nos últimos séculos.

Mas, para além do prazer em conhecer, para além das informações históricas e do convite à reflexão e à imaginação, o exercício da língua inglesa em situação real de comunicação foi um dos focos mais importantes dessas 2 viagens virtuais: durante toda a visita, essa foi o idioma do guia e de todos os participantes.

Para conhecer um pouco mais do trabalho de Loona, acesse: https://letsdiscoverlondon.com/).