PROJETO ORIGENS – 6º ano fala com cientistas

No dia 10 de maio, os professores Fernando, de História, e Luana, de Ciências, receberam as doutoras Mariana Inglez e Eliane Chim do LAAAE (Laboratório de Arqueologia e Antropologia Ambiental e Evolutiva) da USP, para conversar com os estudantes do 6º ano, dentro do projeto interdisciplinar “Origens”. Foi um momento muito rico, importante e potente. Elas falaram sobre suas trajetórias de vida, de estudos e compartilharam suas descobertas e conhecimentos nos campos da arqueologia, antropologia evolutiva, zooarqueologia, paleontologia, bioarqueologia, etc.

Muitos temas e assuntos abordados no projeto com os alunos ganharam corpo e história com esse encontro poderoso. As pesquisadoras, os estudantes e os professores aproveitaram o encontro, e as perguntas foram tantas, que não deu tempo de passar por tudo que elas imaginaram poder contar pra gente.

O projeto “Evolução para Todes” o LAAAE-USP” compartilha conhecimento científico com ampla divulgação e livre acesso em diferentes mídias. Tem como objetivo expandir narrativas mais inclusivas, interessantes para um público não necessariamente acadêmico, e construir novos diálogos – em especial com pessoas negras e mulheres, para se pensar inclusão racial e de gênero, no contexto da divulgação científica.
Na verdade, tem o intuito de democratizar a ciência e romper com os muros que separam as universidades de grande parte dos cidadãos brasileiros.

Vale a pena conhecer o projeto “Evolução para todes” clicando aqui.

Veja mais filmes no canal do Youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCgFUEtUb4dhgSDeyXwnFCYQ