.>
Alguns conteúdos desta seção estão disponíveis apenas para quem estiver logado.
Caso tenha acesso, faça seu login aqui
postado sob 2022, carreiras, EM, vestibular
+2

Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...
e vivo escolhendo o dia inteiro!

Cecília Meireles

 

Um engenheiro de computação, uma médica, um diplomata, um professor das Letras, um professor de Medicina Veterinária, uma atriz ... por que fariam parte do mesmo cenário?

Para, generosamente, partilharem experiências, informações, para tirarem dúvidas sobre carreiras, ocupações, faculdades, mercado de trabalho.

E, assim, o Ensino Médio do Ítaca, em mais uma edição do Qual é a sua? Um encontro com as profissões, teve o privilégio de receber 20 excelentes profissionais para conversas descontraídas e informais, a partir de desejos e solicitações dos próprios alunos do 3º ano.

Afinal, todos sabemos que a conclusão do Ensino Médio traz consigo os exames vestibulares e, claro, a necessidade de escolher caminhos de vida, ter projetos de futuro próximo e mais distante.

Essas conversas, com as turmas do 1º ao 3º EM, informam de modo pessoal e humano, fazem refletir, ampliam possibilidades, ajudam a diminuir ansiedades e, certamente, tornam as escolhas mais tranquilas.

Apresentamos a todos um pouquinho de cada um desses profissionais e agradecemos por partilharem seus conhecimentos e experiências.

Carla Fraga – Psicologia. Com mestrado em Teoria Psicanalítica (UFRJ) e doutorado em curso (USP), atua em seu consultório e no Ministério Público do Estado de São Paulo - Núcleo de Assessoria Técnica Psicossocial.

Fernando Ferreira – Medicina Veterinária. Graduado em Medicina Veterinária pela USP, com mestrado e doutorado em Saúde Pública também pela USP, hoje é Professor Titular dessa Universidade, atuando, principalmente, em epidemiologia animal, geoprocessamento e modelagem matemática.

João Fernandes – Engenharia da Computação. Formado pela Escola Politécnica da USP, apresenta extenso portfólio, atuando, inclusive, como Desenvolvedor Web e tendo já criado, também, temas WordPress e códigos front-end para projetos.

Felipe Mondoni – Cinema e Audiovisual. Bacharel em Cinematografia e Produção Cinematográfica, também faz parte da maior rede social de filmes do Brasil.

Valéria Valente – Jornalismo. Bacharel pela FMU, atuou como produtora em redes de TV e agências de notícias, sendo hoje Chefe de Reportagem de conhecida rede de TV.

Sandro Silvestre – Ciência da Computação. Graduado pelo ITA e mestre pelo IPT USP, há mais de 30 anos atua na área, em setores como de cosméticos, bancário e metroferroviário, entre outros.

Camila Cohen – Artes do Corpo. Graduada em Comunicação das Artes do Corpo (PUC-SP) e formada pela Escola de Arte Dramática (EAD-USP), é atriz, arte-educadora e preparadora corporal, atualmente integrando elenco de dois espetáculos em cartaz.

Michel Joelsas – Artes Cênicas. Graduado pela Escola Superior de Artes Célia Helena, é ator de teatro e cinema, com atuação em vários filmes, como Que hora ela volta? e O ano em que meus pais saíram de férias, além de séries como Boca a boca (Netflix)

Anderson Gonçalves – Letras. Doutor em Filosofia pela USP, com pós-doutorado na UnB, é professor do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada, na FFLCH-USP.

Beila Dalmolim – Medicina. Pediatra (Unifesp), com pós-graduação em Homeopatia, pela APH, atua em consultório e na Associação Paulista de Homeopatia.

Murilo Siqueira – Administração. Graduado em Administração de Empresas (Mackenzie), mestre e doutor, hoje é coordenador do curso de Adm, na FESPSP, e representante do Conselho Regional de Administração de SP.

Theo Ribas – Economia. Graduando FEA USP, inicia mestrado na França, em 2023. É pesquisador e fundador do Centro de Pesquisa em Macroeconomia das Desigualdades (FEA-USP).

Roberta Contte – Fisioterapia. Graduada (Ítalo-brasileiro) e pós-graduada em Fisiologia e Biomecânica do Aparelho Locomotor (HC-FMUSP), com formação em RPG (Philippe Souchard), atua em diversas frentes dos tratamentos fisioterápicos.

Paulo Lepetit – Música. Músico, compositor, arranjador, produtor musical. Já tocou com Itamar Assumpçãp, Chico César, Cássia Eller, Ney Matogrosso, entre outros artistas, tendo também discos lançados com sua banda, Isca de Polícia.

Silvia Colello – Pedagogia. Pedagoga, com mestrado, doutorado e livre-docência pela USP, onde hoje é docente, em Psicologia da Educação. É membro do Núcleo de Pesquisa “Novas Arquiteturas pedagógicas” (NAP/USP) e diretora do “Centro de Estudos – Oriente & Ocidente” (CEMOrOc/FEUSP),

Thalita Febá – Publicidade e Propaganda. Graduada em Comunicação Social e pós-graduada em Marketing e Mídias Digitais (ESPM), hoje é gerente de Marketing, CMI e Martech, na Burger King do Brasil.

João Gualberto Porto Jr. – Diplomacia e RI. Formado pelo Instituto Rio Branco, atuou como diplomata e embaixador, por 46 anos, em diversos países da Europa e da Ásia e nos EUA; foi professor de Relações Internacionais em universidades públicas, como a UFRJ.

Mônica da Rocha – Ciências Sociais. Mestre em Integração da América Latina, pela USP, e doutora em Ciências Sociais pela UnB, com pós-doutorado na Universidad Nacional Autonóma do México, hoje é professora doutora, na UFT, além de outras atuações.

Ruth Klotzel – Design Gráfico. Graduada e mestre em Arquitetura e Urbanismo (USP), foi professora da Arquitetura (FAAP) e do Design Gráfico (Senac) e uma das fundadoras da ADG/Brasil. Atuou como vice-presidente do Icograda (International Council of Graphic Design Associations, e hoje é membro da presidência da Bienal Ibero-americana de Design, de Madri.

Jorge Carvalho – Arquitetura. Graduado em Arquitetura e Urbanismo, pelo Mackenzie, é mestre em Planejamento Urbano e Regional (USP) e doutorando pela mesma instituição. Em 2014, recebeu o Prêmio APCA, na categoria Arquitetura / Urbanidade, pelo projeto de Reurbanizacão da Favela do Sapé. Atua em escritório e é professor na Escola Panamericana de Arte e Design.

 

 

postado sob 2020, EM, vestibular

Entendendo que o momento da opção profissional é recheado de incertezas e pressões. O Qual é a sua? (ao lado de conversas individuais entre a Coordenação EM e os alunos) tem a intenção de fornecer o máximo de elementos para que cada estudante consiga escolher os próprios caminhos, acertando os ponteiros de seus anseios pessoais com os das possibilidades e necessidades que a sociedade apresenta. 

A PROPOSTA
Qual é a sua? propõe que profissionais convidados contem um pouco da graduação, das escolhas na carreira, das possibilidades de trabalho, dos descaminhos e dificuldades, dos prazeres e conquistas. E, até mesmo, de sua própria trajetória. Longe de ser uma “orientação profissional”, a ideia é que as conversas reflitam a diversidade das experiências, destacando os percalços, os desencontros e reencontros que podem surgir em cada projeto de vida e não só no mercado de trabalho. 

NOVO FORMATO - ONLINE
O encontro foi on-line, obviamente, com dois momentos complementares: no dia 14/7, com 20 profissionais, para todas as turmas do EM; no dia 15/7, pela primeira vez – desejo antigo nosso – tivemos a versão com 9 ex-alunos do Ítaca formados e atuando profissionalmente há cerca de 5 anos a 8 anos, apenas para os alunos do 3º EM.

COMO SÃO ESCOLHIDAS AS CARREIRAS
Como sempre fazemos, a escolha de carreiras foi feita pelo 3º EM. Os alunos do 1º ao 3º EM inscreveram-se para as profissões que desejavam conhecer melhor. Um professor ficou responsável por cada sala virtual, no dia, a fim de receber convidados e alunos, fazer apresentações , mediar perguntas... enfim, todo suporte necessário.

E, maravilhas da tecnologia, pudemos ter o bate-papo até com profissionais que estão fora do Brasil hoje (Ilhas Tenerife) , ou em cidades brasileiras distantes, como Aracaju e Maceió.

Queremos, inclusive, agradecer mais uma vez a disponibilidade e generosidade de todos os envolvidos no planejamento, suporte técnico, organização e, especialmente, aos profissionais, que entendem sempre a importância desses encontros para adolescentes, em momento de decisões importantes , e nos atendem e acolhem as angústias e curiosidades dos alunos.

Palestras do dia 14/07:
Psicologia - Carolina Moriyama
• Rel. Internacionais - Felipe Amorim
• Arquitetura - Olívia Leopardi
• Direito - Antônio Marianno
• Matemática/Estatística - Raul Ferraz
• Nutrição - Lenise Bismark
• Economia - Marcos H. do Espírito Santo
• Jornalismo - Luana Pavani
• Engenharia de Produção - Gabriela Cabel
• Ciências Sociais - Mario Braga
• Esportes/Ed. Física - Rodrigo Coelho
• Design de moda  - Yanaí Mendes
• Biomedicina - Rita de Cássia Ruiz         
• Música - José H. Penna (Peninha)
• Artes Cênicas - Carlos Baldim
​• Medicina - Célia Moreira
• Engen. da Computação - Priscila Andrade
• Engenharia Civil - Marco Alessandro Santoni
• Cinema/Audiovisual - Marcela Campanerut
• Biologia - Kauê Senger

Palestras dos ex-alunos, dia 15:
• Biologia - Flávia Ferrari
​• Artes Cênicas - Débora Peccin 
• Medicina - Gabriel Pardo 
• Administração - Leonardo Sanchez
• Música - Ariel Coelho 
• Pedagogia - Thaís Naletto
• Jornalismo - Juliana Cunha
• Direito - Fábio Aspis
• Relações Internacionais - Mateus Catunda

fechar