questões raciais e afro-brasileiras

A linha do tempo, ‘’Ações pedagógicas sobre questões raciais e afro-brasileiras’’, idealizada no processo de formação para uma pedagogia antirracista com a psicopedagoga Clarissa Brito*, segue na sua quinta edição! São atividades e projetos voltados para a matriz africana e cultura afro-brasileira do EF1 ao EM, iniciativa que alinha os olhares da comunidade escolar no processo de uma educação em que as relações raciais sigam vivamente cuidadas no cotidiano pedagógico.

 A autoestima de crianças e adultos negros em ambientes majoritariamente embranquecidos pode ser significativamente reforçada por fontes de saberes afrocentrados. Literatura, matemática, ciência, artes corporais, metalurgia, seguem em nosso programa escolar como conteúdos programáticos previstos, posicionando, sistematicamente, a cultura africana em sua excelência como civilização.

Da sala de aula aos pátios e encontros de formação,  a equipe de educadores do Ítaca está presente na  ação e reparação em relação à essa forte experiência de identidades dissociadas pelos conflitos raciais.

Forjar uma abordagem psicopedagógica preta é expressar a urgência de colocarmos em prática recursos que viabilizem a existência plena das pessoas negras, como seres fortalecidos para a projeção de seus sonhos, conscientes de suas potências, conhecedores de suas histórias e passíveis de vivenciar o amor que potencializa e transforma.

*Clarissa Brito atua na formação continuada de professores no desenvolvimento de uma educação antirracista.  Psicopedagoga pelo Pró Saber e  especialização em Educação Infantil pela PUC-Rio.  Coordenadora de atendimento na Escola Eleva  e atuou, como colaboradora do Instituto LER, na elaboração do livro “Minha Primeira Coleção”- Arte Contemporânea para Crianças, da Editora Nankin. Autora do livro “O Enegrecer Psicopedagógico: um mergulho ancestral”.

ACESSE NO TEXTO, OU POR AQUI.