SARAMAGO 100 ANOS – PROSA NECESSÁRIA

Comemorar o centenário de José Saramago é celebrar a Língua Portuguesa. A leitura de sua obra é um mergulho nas metáforas em prosa e também um convite a desvendar aquilo que parece óbvio.

Em “O conto da ilha desconhecida”, obra que guia a exposição saramaguiana no Museu da Língua Portuguesa e que faz parte do programa de leitura dos alunos do 8º ano do Ítaca, temos um homem que vai à porta da casa de um rei e pede um barco para ir em busca de uma ilha desconhecida.  Aparentemente, trata-se de uma história comum, mas, durante a leitura da narrativa, o leitor vai percebendo as metáforas escondidas em palavras que pareciam simples. Que ilha é essa? Que barco é esse? Que porta é essa?

Ir em busca da ilha é ir em busca dos símbolos, dos significados, das palavras de Saramago, autor responsável pela disseminação e pelo reconhecimento da grandiosidade da prosa em língua portuguesa no mundo.

Veja detalhes da exposição AQUI.

REFERÊNCIAS:
 https://www.josesaramago.org/centenario/
https://www.publico.pt/2022/05/06/culturaipsilon/noticia/estar-brasil-comemorar-saramago-lingua-portuguesa-acto-amor-2005124

Ocupação José Saramago
Entre maio e junho
Grátis
Saguão B do Museu da Língua Portuguesa

Legados Saramaguianos
Entre maio e novembro

Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz s/n – Luz – São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até as 18h)
R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia)
Grátis aos sábados
Grátis para crianças até 7 anos
Ingressos na bilheteria e pela internet