“Os problemas propostos, que despertam o interesse dos estudantes, discutem as concepções de universo, formação de estrelas, exploração espacial, entre outros.
O caráter formativo e exploratório dessa prova se encaixa com o projeto pedagógico do Ítaca, pois, tanto no fundamental quanto no EM, incentivamos o espírito investigativo, observacional e argumentativo, além da leitura e interpretação de textos complexos, que são habilidades fundamentais para a formação dos e das estudantes e exploradas nessa prova.”
(José Roberto Paião, professor do Ensino Médio do Ítaca)
Lápis, borracha, régua, caneta… raciocínio, habilidades de leitura, vontade, habilidades de solução de problemas, conhecimentos de Matemática e Física, prazer.
Essas foram as ferramentas de alunas e alunos do Ítaca – EF1, EF2 e EM – para realizar as longas provas da XXV Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), este ano.
E tudo valeu a pena: o desafio, a experiência, os diversos resultados e as medalhas de bronze; as medalhas de prata e as medalhas de ouro.
Aqui, hoje, homenageamos todas as alunas e todos os alunos que participaram, por meio de algumas imagens de nossos e nossas medalhistas.
A Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), é um evento nacional, realizado desde 1998, e tem como objetivo principal difundir o conhecimento astronômico pela sociedade brasileira, fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins.
A partir de 2005 a Agência Espacial Brasileira (AEB) também passou a participar da organização e a olimpíada se tornou Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, e atualmente a Furnas Centrais Elétricas também delega a comissão organizadora.
As competições são um incentivo ao aprendizado e à descoberta de novos campos da ciência e da tecnologia, podendo influenciar, inclusive, a escolha profissional de cada estudante.
A OBA é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional.
Para saber mais, acesse http://www.oba.org.br/site/