ESTUDO DO MEIO – 8º ANO – SACO DO MAMANGUÁ

Dois anos de pandemia, um tanto de incertezas e finalmente conseguimos marcar nossa esperada viagem de estudo do meio. E logo para o Saco do Mamanguá, um dos lugares mais bonitos visitados pelos nossos estudantes. Claro, a ansiedade estava enorme!

Chegando lá, nos hospedamos em casas à beira mar, que possuem no máximo um ou outro ponto de luz, abastecidos por energia solar, e onde somos responsáveis por todos os  nossos recursos e alimentação. Assim, com a preciosa ajuda da Vera, caiçara moradora no Mamanguá, cozinhamos coletivamente todas as refeições e também nos responsabilizamos pela manutenção das nossas hospedagens. As atividades se iniciaram com aulas de confecção de rede e de artesanato em caixeta, com o Nerildo e o Charles, também moradores locais.

No segundo dia, logo cedo, tivemos uma aula de pesca com rede de arrasto, e alguns animais foram observados. Depois partimos para visitar o manguezal do Rio Grande e também para uma pequena trilha na APA da Joatinga.

No último dia, saímos cedo do Saco do Mamanguá, chegamos em Parati-Mirim e de lá seguimos para o Quilombo do Campinho, onde nos encontramos com os alunos do 9º ano, que retornavam de seu estudo em Paraty. Lá, tivemos uma incrível conversa com as griôs da comunidade e assistimos a uma apresentação de Jongo. Por fim, todos arriscaram alguns passos.

Na bagagem, trouxemos lindas memórias dos momentos por lá vividos, e o aprendizado adquirido na experiência do campo.