3º EM trabalha no fablab da chácara do Jóquei

Precisamos conhecer e usar o que de bom a cidade oferece; devemos nos apropriar do que é público, de maneira prazerosa, respeitosa e produtiva: parques, exposições, museus e por aí vai.

Aqui no Ítaca, fizemos incursão por um local que foi também uma novidade para todos: um fablab da prefeitura de São Paulo, no Parque da Chácara do Jóquei, vizinho ao colégio: uma oficina que oferece fabricação digital, equipada com ferramentas controladas por computador.
O acesso é livre e gratuito, e há monitores que auxiliam na empreitada (ver em:  http://fablablivresp.art.br/projetos)

Como etapa do projeto Grafite, o 3º EM foi com o professor Renato Izabela, de História da Arte, a esse fablab para recortar a laser as máscaras para a grafitagem, a partir dos desenhos feitos pelos alunos.

Por enquanto, em processo de criação, logo teremos os resultados e mostraremos aqui também.

O QUE É UM FABLAB?

O Fab Lab Livre SP é uma rede de laboratórios públicos – espaços de criatividade, aprendizado e inovação acessíveis a todos interessados em desenvolver e construir projetos. Através de processos colaborativos de criação, compartilhamento do conhecimento, e do uso de ferramentas de fabricação digital, o Fab Lab Livre SP traz à população de São Paulo a possibilidade de aprender, projetar e  produzir diversos tipos de objetos, e em diferentes escalas.

Os laboratórios são equipados com impressoras 3D, cortadoras a laser, plotter de recorte, fresadoras CNC, computadores com software de desenho digital CAD, equipamentos de eletrônica e robótica, e ferramentas de marcenaria e mecânica. Os Fab Labs Livre SP contam com uma equipe dinâmica que incentiva o aprendizado compartilhado e a criatividade através do fazer, realizando cursos e orientando o desenvolvimento de projetos.

Frutos de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia da Prefeitura Municipal de São Paulo e o Instituto de Tecnologia Social, os Fab Labs Livre SP são abertos e acessíveis a todas as pessoas que tenham interesse em aprender, desenvolver e construir projetos coletivos ou pessoais, envolvendo tecnologia de fabricação digital, eletrônica, técnicas tradicionais e práticas artísticas.

São oferecidas oficinas, cursos e palestras, disseminando a produção do conhecimento em tecnologia, ciência, arte e inovação. Através de um processo humanizado as atividades de ensino estimulam o compartilhamento da informação e construção coletiva de ideias. Os Fab Labs Livre SP democratizam o acesso às novas tecnologias de fabricação digital, disponibilizando à população ferramentas tecnológicas de última geração e vivência em grupo em um ambiente colaborativo e inovador.

Ao todo são doze laboratórios que integram a Rede Publica de Laboratórios de Fabricação Digital, abrangendo todas as regiões do Município de São Paulo. A rede de laboratórios Fab Lab Livre SP objetiva fomentar o desenvolvimento de ideias criativas e inovadoras que beneficiam a comunidade e o surgimento de novas oportunidades profissionais.