7º ano estuda os ecossistemas e a cultura da região de Cananéia

O estudo do meio do 7º ano, para o Parque Estadual da Ilha do Cardoso, localizado no litoral sul de São Paulo, próximo à cidade de Cananéia, envolve uma de nossas maiores e mais bem preservadas áreas de Mata Atlântica e oferece uma rara oportunidade de convívio com a diversidade biológica dos manguezais.

Os alunos percorrem o Canal de Cananéia em embarcações características da região, de onde, não raro, avistam botos que surgem inesperadamente proporcionando um espetáculo inesquecível. O estudo se volta especialmente para os sistemas de mata atlântica, restinga, praia e costão rochoso, e busca, através da vivência de cada ambiente, conhecer e entender um pouco mais da complexa biodiversidade das áreas tropicais. Na visita ao Quilombo Mandira, além do delicioso almoço e da oficina de cestaria, eles têm contato com a arquitetura e a cultura dessa importante comunidade quilombola.

Na somatória dos estudos dos ecossistemas costeiros do Parque como conhecimento e reconhecimento da cultura das comunidades que ali vivem, pode-se produzir uma reflexão maior e a ampliação do debate sobre os caminhos futuros na busca pelo desenvolvimento sustentável.