Neste ano, a aguardadíssima viagem de Estudo do Meio realizada com os alunos do nono ano teve como destino a cidade de Paraty, no estado do Rio de Janeiro. Ao longo de três dias, os estudantes desbravaram uma das cidades históricas mais conhecidas do nosso país e também lidaram com a distância de seus queridos familiares.
No primeiro dia de campo fizemos uma trilha pela Estrada Real, guiados pelo Pipoca, um simpático morador da cidade e grande conhecedor da história local, que nos contou a respeito da construção da estrada no período colonial, seus desafios do passado e do presente. O trajeto trouxe um desafio extra, a chuva, mas fomos recompensados no final da trilha com um banho gelado no Poço do Tarzan. Então retornamos à pousada para nos preparar para a pizzada e um passeio pelo centro da cidade.
Já o segundo dia foi cheio de atividades. Durante a manhã, fizemos um passeio de escuna. Percorremos belíssimas ilhas, mergulhamos, entramos em contato com o fundo do mar, observamos o costão rochoso. Almoçamos no barco para retornarmos à segunda parte do dia. No período da tarde, fizemos uma caminhada e conhecemos o Morro do Forte, visitamos o seu museu, acompanhados pelo Pipoca, que também nos levou para desbravar as ruas do centro histórico, contando a respeito da origem da cidade, da sua arquitetura a partir de um olhar interdisciplinar. Após o jantar, a gente se reuniu para trocar as experiências do dia, além disso, os estudantes receberam as cartinhas que escreveram no sexto ano para o seu eu do futuro, ou seja, do nono ano, com a professora Lívia. Um momento que trouxe muitas recordações e risadas.
Por fim, o terceiro dia, e último, foi uma visita ao Quilombo do Campinho da Independência. Neste momento, houve um encontro com o oitavo ano. Todos reunidos para conhecer a história da comunidade, seu funcionamento, a luta pela titulação da terra e seu cotidiano. Um aprendizado enriquecedor e emocionante. Seguimos para uma apresentação de jongo, onde muitos estudantes deixaram a vergonha de lado e dançaram. Finalizamos a viagem com um almoço delicioso no restaurante do quilombo.
Assim, a realização do Estudo do Meio como prática pedagógica no Ensino Fundamental II é de grande importância para o desenvolvimento da aprendizagem e autonomia dos alunos, além de ampliar o contato direto com determinadas realidades e ampliar a bagagem cultural e humana.