ALINHAVO EF1 VAI AO FABLAB

Nesta semana, os alunos dos primeiros anos iniciaram uma empolgante atividade no espaço maker do colégio, o nosso LabFab. Eles produzirão pulseiras personalizadas por meio de uma atividade de alinhavo.

 

A técnica de alinhavo consiste em passar um fio de lã horizontalmente, intercalando-o com barbantes posicionados verticalmente e presos a uma base de papelão. Embora essa atividade não tenha uma relação direta com o aprendizado das letras e das palavras, ela oferece benefícios fundamentais para o desenvolvimento global das crianças, os quais, por sua vez, influenciam positivamente o processo de alfabetização.

Essa proposta tem como objetivo principal aprimorar a coordenação motora fina, o movimento de pinça, a percepção visual, a capacidade de concentração e foco, a paciência e a persistência, a sincronia entre o pensamento e a ação, além de estimular a criatividade, o raciocínio lógico e a agilidade. Vale ressaltar que a atividade de alinhavo envolve movimentos semelhantes aos utilizados na escrita, tais como traços lineares e curvos.