AS ELEIÇÕES 2014 EM DEBATE NO ÍTACA

Corrupção, desafios de mobilidade urbana, crise da água, união civil homoafetiva e muitos outros temas foram discutidos no debate sobre as eleições 2014, na terça-feira, dia 23, entre os alunos do Ítaca e os candidatos e representantes de quatro partidos – PSOL, PT, PSB, PSDB (o outro partido convidado recusou o convite).

Os estudantes do Fundamental 2 e do Ensino Médio demonstraram grande interesse, com muitas perguntas, em um clima de cidadania e questionamentos pertinentes, fundamentados nos programas de governo de cada partido, bem como em análises, leituras e discussões prévias em aula.

Compareceram ao debate o candidato a deputado federal pelo PSOL, Thiago Aguiar; o candidato a deputado estadual pelo PSDB, Paulo Mathias; o coordenador da campanha do PSB em São Paulo, Marcelo Peron; e o assessor político, militante do PT, Iuri Codas.

Com professor do Ítaca comandando a mesa, o debate foi divido em três blocos. No primeiro, os políticos responderam a três perguntas cada, com um tempo de cinco minutos para cada resposta. No 2º, os alunos formularam cinco perguntas com temas livres, com cinco minutos para as respostas. No 3º e último bloco, cada candidato teve dez minutos para as considerações finais e réplicas.

Ao final da atividade, os representantes dos partidos e os alunos mostraram-se muito entusiasmados pelo bom nível, a abrangência de temas e a articulação das ideias. Muitos alunos disseram-se emocionados ao exercerem seu direito de cidadão, questionando homens públicos, com precisão e educação.

Na sequência, houve uma simulação das eleições para Presidente da República e Governador de São Paulo, através de uma urna eletrônica online, disponível na internet. Em clima de festa cívica, alunos, funcionários e professores do Ítaca compareceram às suas “seções eleitorais”, já bem decididos quanto ao seu voto. Os resultados, apurados no mesmo dia, serviram depois para muitas conversas e comemorações ou certa decepção. Elementos da democracia…

O Colégio agradece a disponibilidade e a transparência dos convidados e a sempre excelente disposição e seriedade dos alunos.