AS PERGUNTAS DO EF1

‘’As coisas estão no mundo, só que eu preciso aprender.’’ Paulinho da Viola 

Os primeiros, segundos e quintos anos, por meio dos respectivos livros de literatura trabalhados no bimestre, levantaram perguntas que mereciam ser levadas a campo! Com isso, a prática de entrevistas veio a termo e os alunos e alunas se prepararam para realizá-las com pessoas da escola (adultos e crianças).

Sejam os conteúdos que os motivaram a investigar os temas trabalhados, sejam as estratégias preparatórias para ir a campo, garantiram um cuidado no contato com a comunidade escolar reconhecendo nas variadas pessoas entrevistadas, suas presenças,  experiências e informações sobre o mundo. Ações socialmente recursivas capazes de colocar em jogo diferentes exercícios: falar, escutar, ler e escrever. Cidadania e letramento nos corredores, salas e pátio da escola! 

‘’Como a escrita está presente em muitas situações do cotidiano, a escola também deve garantir essa diversidade de oferta nos contextos de aprendizagem”.
(Infâncias e escritas de Andréa Luiza, Andréa Tambelli e Bárbara Passos)

Os roteiros das entrevistas foram elaborados em sala pelos grupos. Seguem as perguntas centrais de cada ano e seus respectivos livros:

  • Do livro ‘’Em frente à minha casa’’ nasceu a pergunta nos primeiros anos: O que você lembra, o que você gosta ou não gosta, que tem em frente à sua casa?.  
  • Do livro ‘’Olelê’’ nasceram perguntas, nos segundos anos, relativas à ancestralidade, memória, história de vida das pessoas: Onde nasceu? Onde cresceu? Em que ano nasceu? Qual a cantiga que você lembra da infância? E uma brincadeira? 
  • Do livro ‘’Escondido’’ nasceram, nos quintos anos, perguntas provocadas pela poética desta leitura, diante da percepção de que nem sempre o que está visível é o que podemos imaginar, conhecer, descobrir:
    • A menina Alice, no País das Maravilhas, fez descobertas importantes escondidas nos diferentes “mundos” em que esteve. Você, assim como Alice, descobriu algo que estava escondido e que mudou sua vida ou seu ponto de vista.
    • A personagem Alice, dentro dos diferentes ambientes em que esteve, fez descobertas impossíveis sobre sentimentos escondidos. E você? Conte-nos sobre um escondido importante desvendado em sua vida.


Bibliografia :

Em frente à minha casa, Marianne Dubuc / WMF Martins Fontes

Olelê: uma antiga cantiga da África, Fábio Simões/ Melhoramentos

Escondido, María José Ferrada / ÔZé