As plantas nas ciências O 2º ano na horta

Uma horta e muitas possibilidades!

Em um processo de investigação, exploração e estudo científico, os alunos e alunas do 2º ano EF1 estão descobrindo plantas e suas possibilidades de uso.

No primeiro semestre, as turmas plantaram alface, tomate, capuchinha, abóbora, pepino, cenoura e erva-cidreira; descobriram a importância da rega e, também, dos cuidados para mantê-las vivas, e saudáveis, como o uso de adubos naturais. E, antes das férias de julho, com muita empolgação, puderam provar a alface por eles cultivada.

Agora, voltaram a mexer na terra, removendo as plantas que morreram por terem terminado seus ciclos ou aquelas que simplesmente não vingaram.

E um novo plantio inicia-se, com outros vegetais, escolhidos sob a inspiração do livro A menina que amava as plantas, de Xu Lu, que conta a história da farmacologista e educadora chinesa Tu Youyou, uma das ganhadoras do Prêmio Nobel de Medicina, em 2015, por contribuição à luta contra a malária, a partir de pesquisas sobre plantas.

Essa grande cientista chinesa salvou milhões de vidas, ao redor do mundo, com sua pesquisa científica e paixão pelas plantas, que lhe renderam os resultados terapêuticos contra a doença.

Sob tal inspiração, além de tomates, feijões e morangos, nossa horta recebeu hortelã, manjericão, boldo do chile, alecrim, camomila, erva-doce e erva cidreira, conhecidas ervas medicinais, de tradição popular, inclusive.