MATEMÁTICA SOB MEDIDA O 5º EF aprende matemática com a natureza

Em meio à pandemia, a turma do 5º ano EF1 foi contemplada com um projeto inédito: a professora de Matemática, Ruth Mariano, isolada no sertão da serra do mar, perto da praia, criou o Projeto Horta, para trabalhar com os alunos frações, números decimais e unidades de medida.

O cenário verde da mata, levou Ruth a imaginar o plantio e a possibilidade de criar um lugar de contemplação, como inspiração para as aulas.

Segundo a professora, “Quando a vida parece ameaçada, nada como lembrar que ela renasce de formas diferentes, melhor ainda, saber que poderemos ser criadores desse processo. Numa horta, em parceria com a natureza, cuidamos para que a existência floresça e favoreça outras vidas, proporcionando saúde a muitos. Reconhecido terreno fértil, no qual essa vida possa se reproduzir.”

Assim, foram criados vídeos para compartilhar com os alunos, além de conversas on-line, em que se mostrava a formação de padrões matemáticos por meio de mudinhas de plantas, distribuídas em bandejas quadradas, de 10 X 10 buraquinhos, em carreiras uniformes na vertical e na horizontal, proporcionais, que se repetem, auxiliando a perceber a relação entre a formação do todo pelas suas partes.

Assim, a professora criou canteiros, apresentou aos alunos o plantio e a vida se reproduziu, multiplicou-se, dividindo espaços. “Dividir para multiplicar; multiplicar para dividir: somar! Posso dizer, com segurança, que no espaço da horta floresceu cada criança e mais a extensão do mundo, assegurando a atmosfera, a ambiência para o encontro de novas possibilidades.”

Esse projeto teve a duração de 2 bimestres, mas ele continua vivo, sendo usado para explicar outros conceitos matemáticos.

“Trata-se de nossa poderosa e plástica capacidade em imaginar, mudar o curso dos acontecimentos, conquistar nova concepção sobre o tempo e o espaço.”, conclui a professora