NIÈDE GUIDON E A SERRA DA CAPIVARA

A Ciência, assim como todas as áreas do conhecimento e da própria vida, está representada por mulheres incríveis, cujos trabalhos têm sido de extrema importância pra sociedade. É o caso da arqueóloga brasileira Niède Guidon, que se mudou na década de 1970 para São Raimundo Nonato, no Piauí, um lugar que tinha tudo pra ser apenas mais uma cidadezinha perdida nos rincões do Piauí, mas que hoje tem até faculdade de Arqueologia, em um campus que leva o nome da maior riqueza da região, a Serra da Capivara.

Enquanto ainda trabalhava na USP, no Museu do Ipiranga, Guidon ouviu falar, em 1963, dos sítios arqueológicos do interior do Piauí: uma pessoa da região apresentou imagens do que existia no local, que Niède acabaria visitando apenas em 1970, quando passou a estudar a região, conseguindo apoio financeiro do governo francês..

Em 1979, foi criado o Parque Nacional Serra da Capivara, para preservar vestígios arqueológicos da mais remota presença do homem na América do Sul. Sua demarcação foi concluída em 1990, e o parque é subordinado, hoje, ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Por sua importância, a Unesco o inscreveu na Lista do Patrimônio Mundial, em 13 de dezembro de 1991, e também na Lista Indicativa brasileira, como patrimônio misto. Hoje, ainda, a FUMDHAM, entidade civil sem fins lucrativos, realiza atividades científicas interdisciplinares, culturais e sociais no parque.

O maior atrativo cultural do complexo são os registros rupestres pré-históricos, pintados ou gravados sobre as paredes e os afloramentos rochosos. Consideradas como formas gráficas de comunicação utilizadas pelos grupos pré-históricos que habitaram a região, abordam uma grande variedade de formas, cores e temas. Foram registrados abrigos sob rocha pintados com cenas de caça, sexo, guerra e diversos aspectos da vida cotidiana e do universo simbólico dos seus autores.

O Parque tem uma área de 130 mil hectares, com mais de 1300 sítios arqueológicos (o maior número de sítios arqueológicos das Américas). Existem também 2 museus importantes na região: o Museu do Homem Americano e o Museu da Natureza.
Além de ser um território de pesquisas, é um circuito turístico muito rico do ponto de vista natural e histórico.

APROVEITE AS VISITAS VIRTUAIS:
http://fumdham.org.br/midias/midias-videos/

Referências
https://www.360meridianos.com/2021/03/niede-guidon-serra-capivara.html
http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/42
http://fumdham.org.br
https://revistapesquisa.fapesp.br/piaui-ganha-museu-da-natureza/