RECEBENDO VISITAS 3º EF1 FECHA O PRIMEIRO SEMESTRE

O 3º EF1 finalizou o 1º semestre de 2021 tendo desfrutado de vários encontros com profissionais das mais diversas áreas de conhecimento. Esses profissionais chegaram à sala de aula para compartilhar informações, saberes e interagir com as investigações das crianças.

Na área de História, as culturas indígena e africana destacaram interlocuções importantes, em relação ao reconhecimento da formação e da  história do Brasil, refletidas nas experiências do cotidiano das crianças. Francisco Carlos Machado, artista plástico, e Alan Eduardo de Barros, biólogo e gestor ambiental, foram os convidados indicados por um dos alunos das turmas, pela sua experiência com os povos indígenas, e Fernanda Lopes, psicóloga e mãe de aluna do 3º ano, trouxe sua contribuição, conversando sobre a cultura africana: olhar a África e conhecer o Brasil.

Luana Ribeiro Ricardi Freddi, professora de Biologia do EF2, programou uma aula/conversa sobre os animais vertebrados, tema presente na área de Ciências do terceiro ano, que também aponta para questões importantes relativas ao meio ambiente, preservação da natureza e dos seres vivos ameaçados de extinção. Nesse viés ainda, Rogério Assis, fotógrafo e autor do livro MATO?, foi convidado para trocar reflexões significativas sobre os riscos do desmatamento.

Para concluir, a escritora Flávia Lins foi contatada também por um dos alunos, com a proposta de conversar com os dois grupos de terceiros anos, a partir de perguntas previamente preparadas sobre os seus livros da coleção Diário de Pilar e sobre a série Detetives do Prédio Azul (DPA).

O encontro com estes profissionais celebra a aproximação da escola com o mundo ao redor, com a sociedade e suas considerações acerca da ciência, da cidadania, da literatura: assuntos imprescindíveis desde o primeiro ciclo do ensino fundamental.