Darcy Ribeiro – antropólogo, educador, sociólogo, historiador e ensaísta brasileiro – completaria seu centenário, em 26 de outubro de 2022. Em comemoração à data, o Sesc São Paulo inaugurou, agora, Utopia Brasileira, exposição que evidencia a atualidade do pensamento desse intelectual, em suas várias facetas de atuação pública.
“Mais do que uma homenagem, mais do que algo memorialístico, eu quis trazer a potência e a atualidade de muitas das coisas que ele falou, sobretudo se pensarmos no que estamos vivendo hoje no País. No meu entender, Darcy Ribeiro é extremamente atual e essa é uma exposição sobre o Brasil”, diz a curadora Isa Grinspum Ferraz.
Nascido em Montes Claros, Minas Gerais, transferiu-se, em 1946, para Belo Horizonte e, em seguida, mudou para São Paulo, onde se formou em Antropologia, pela Universidade e São Paulo (USP). Depois de formado, passou a viver no Mato Grosso, dedicando-se a estudos sobre os indígenas da região.
Adiante, já morando no Rio de Janeiro, associou-se a Anísio Teixeira e com ele elaborou, aos 37 anos, o projeto de criação da Universidade de Brasília (UnB). Mais tarde, como reitor na mesma universidade, redigiu projeto para o Serviço de Proteção ao Índio.
Darcy Ribeiro (1922-1997) é celebrado por suas muitas atuações, em especial, pela luta em prol dos direitos humanos e por uma educação de qualidade no Brasil. Apaixonado pelo Brasil das múltiplas etnias, seu projeto de inclusão era o desejo de combinar natureza e cultura.
SERVIÇO
UTOPIA BRASILEIRA:
Darcy Ribeiro 100 anos
SESC 24 Maio
De 18/11 a 25/06
Terça a Sábado
9h às 21h
Domingo
9h às 18h | feriados: 9h às 18h
Referências, sobre Darcy Ribeiro e sua obra:
http://www.iea.usp.br/eventos/catedra-educacao-basica-2022-1
https://artebrasileiros.com.br/arte/divulgacao/darcy-ribeiro/
https://www.brasildefatomg.com.br/2022/12/13/artigo-darcy-ribeiro-nosso-amigo-oculto
https://agenciadenoticias.uniceub.br/sem-categoria/darcy-ribeiro-100-anos-maior-legado-dele-e-a-defesa-da-democracia-diz-historiador/