XINGU: CONTATOS

Primeiro território indígena demarcado no Brasil, em 1961, o Xingu é a casa de populações tradicionais, que enfrentam há séculos inúmeras formas de intervenção e violência.

E essa história tem sido registrada em uma profusão de imagens: registros de viajantes europeus, no século 19; documentos de expedições do Estado brasileiro; cobertura da imprensa, durante a campanha pela demarcação do Parque Indígena do Xingu;  revolução desencadeada nos últimos anos pela produção audiovisual indígena.

Agora, uma exposição propõe a revisão da história dessas imagens, estabelecendo diálogos de fotografias e filmes produzidos por não-indígenas, desde o século XIX, com o trabalho atual de cineastas, artistas e comunicadores de povos do Xingu e de outras origens.

A exposição é o marco inicial de um processo de requalificação desse conjunto de imagens, com a colaboração de pesquisadores e lideranças indígenas, buscando promover reflexão crítica sobre a representação dos povos originários na história do país e do desenvolvimento de novas formas de autorrepresentação indígena.

A curadoria da mostra é  do cineasta Takumã Kuikuro, diretor de documentários como “As Hiper Mulheres“ (2011), do jornalista Guilherme Freitas, editor-assistente da revista de ensaios do IMS Serrote, e da assistente de curadoria Marina Frúgoli.

SERVIÇO
Entrada gratuita
5/11/2022 a 9/4/2023
Terça a domingo e feriados (exceto segunda) das 10h às 20h.
IMS Paulista – 
Avenida Paulista, 2424
 São Paulo/SP

Referências
https://guiadoestudante.abril.com.br/dica-cultural/ims-inaugura-exposicao-sobre-producao-cultural-no-xingu/

https://guiadoestudante.abril.com.br/atualidades/demarcacao-de-terras-indigenas-tudo-que-voce-precisa-saber/

https://ims.com.br/exposicao/xingu-contatos_ims-paulista/