.>
NOTÍCIAS
O QUÊ
assunto
QUANDO
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
Alguns conteúdos desta seção estão disponíveis apenas para quem estiver logado.
Caso tenha acesso, faça seu login aqui
Foto Ruth Klotzel
Foto Ruth Klotzel
Foto Ruth Klotzel
+16

 

Primeiro território indígena demarcado no Brasil, em 1961, o Xingu é a casa de populações tradicionais, que enfrentam há séculos inúmeras formas de intervenção e violência. 

E essa história tem sido registrada em uma profusão de imagens: registros de viajantes europeus, no século 19; documentos de expedições do Estado brasileiro; cobertura da imprensa, durante a campanha pela demarcação do Parque Indígena do Xingu;  revolução desencadeada nos últimos anos pela produção audiovisual indígena.

Agora, uma exposição propõe a revisão da história dessas imagens, estabelecendo diálogos de fotografias e filmes produzidos por não-indígenas, desde o século XIX, com o trabalho atual de cineastas, artistas e comunicadores de povos do Xingu e de outras origens.

A exposição é o marco inicial de um processo de requalificação desse conjunto de imagens, com a colaboração de pesquisadores e lideranças indígenas, buscando promover reflexão crítica sobre a representação dos povos originários na história do país e do desenvolvimento de novas formas de autorrepresentação indígena.

A curadoria da mostra é  do cineasta Takumã Kuikuro, diretor de documentários como “As Hiper Mulheres“ (2011), do jornalista Guilherme Freitas, editor-assistente da revista de ensaios do IMS Serrote, e da assistente de curadoria Marina Frúgoli. 

SERVIÇO
Entrada gratuita

5/11/2022 a 9/4/2023


Terça a domingo e feriados (exceto segunda) das 10h às 20h.
IMS Paulista - 
Avenida Paulista, 2424
 São Paulo/SP


Referências
https://guiadoestudante.abril.com.br/dica-cultural/ims-inaugura-exposicao-sobre-producao-cultural-no-xingu/

https://guiadoestudante.abril.com.br/atualidades/demarcacao-de-terras-indigenas-tudo-que-voce-precisa-saber/

https://ims.com.br/exposicao/xingu-contatos_ims-paulista/

fechar