TERRA INDÍGENA NA ÁREA RURAL DE SP 6º ano vai à aldeia Krukutu e à ilha de Bororé

A segunda-feira, 24/04, do sexto ano foi bem diferente e especial, pois a sala de aula foi à cidade de São Paulo! As turmas chegaram bem cedo ao colégio, para entrar no ônibus e investigar uma paisagem não tão comum de nossa cidade: uma terra indígena e uma área rural.

Para quebrar o estereótipo do concreto, asfalto e vidro, pela manhã visitamos a aldeia Krukutu, localizada na zona sul da cidade, às margens da represa Billings. Depois de uma caminhada pela aldeia, fomos convidados a entrar na casa de reza, onde vimos uma apresentação musical com o coral de crianças e participamos de uma roda de conversa com uma liderança da aldeia.

Mais tarde, visitamos a Ecoativa, na Ilha do Bororé. O almoço, feito pelo coletivo de mulheres da ilha, com produtos cultivados no local, foi formidável  e, logo depois, fizemos uma agradável e informativa caminhada pela rua principal da ilha, para conhecer os murais de memória local e a capela de São Sebastião, patrimônio cultural da humanidade.

Foi um dia de guardar na memória, com paisagens e pessoas queridas e especiais, que nos mostraram outras São Paulo, ampliando, assim, nossa leitura da cidade, seus territórios, histórias e culturas.